O Planeta TV

Chaves completa 25 anos de SBT

por fabiodias, em 28/08/2009


Chaves, o garoto mais querido do Brasil, completa 25 anos no país neste mês. Em agosto de 1984, apenas 3 anos após a estreia do SBT, Roberto Bolaños e sua turma já cativavam as crianças brasileiras no programa do palhaço Bozo. Até hoje o seriado é exibido em diversos países da América Latina, Espanha e Estados Unidos.

Com apenas 8 anos, Chaves vive dentro de um barril no pático de uma vila habitada por personagens simpáticos, embora que extravagantes. Lá ele vive inúmeras aventuras ao lado das crianças que moram na vizinhança. Uma parte muito importante de suas vidas acontece com os adultos, que geralmente são os principais causadores de suas travessuras.


O nome
Na série em espanhol, Chaves realmente não tem um nome, ele é chamado por todos os moradores da vila apenas pela palavra "chavo", que é uma gíria que no México significa "menino", "garoto" ou "moleque".


Personagens

Chaves (Roberto Gómez Bolaños) - É entusiasta, criativo e bem intencionado, ainda que por outro lado seja um pouco ingênuo, coisa que as demais crianças usam em seu benefício próprio. Não se destaca por sua inteligência e é desajeitado. Passa a maior parte do tempo dentro de seu esconderijo secreto, um barril de cerveja. Sua paixão permanente é sanduíche de presunto.

Dona Florinda (Florinda Meza) - Está convencida de que é social, moral e economicamente superior a seus vizinhos. Vive com seu filho Quico, que, quando fica com raiva, sempre termina batendo em Seu Madruga sem maiores explicações.

Seu Madruga (Ramón Valdés) - É um homem desempregado cujo maior interesse é levar a vida sem complicações.

Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) - É a filha de Seu Madruga. O que mais gosta de fazer é aproveitar-se de seus amigos, fazer pegadinhas com eles e pegar seus brinquedos e guloseimas.

Professor Girafales (Rubén Aguirre) - É o mestre, muito educado, porém ingênuo. Tem uma inocente relação amorosa com Dona Florinda. Quando o fazem ficar com raiva, dá seu famoso grito "Ta-ta-ta-taaaaa-Tah!"

Dona Clotilde (Angelines Fernández) - É uma mulher aposentada que sempre persegue Seu Madruga. Devido a sua idade e seu aspecto excêntrico, as crianças acreditam que ela seja uma bruxa.

Quico (Carlos Villagran) - Com apenas 9 anos, é mimado e superprotegido. É arrogante, manipulador e invejoso. Sempre quer chamar a atenção de todos, seja gritando alto ou mostrando um brinquedo novo.

Chaves, de segunda a sexta, às 12h45 e às 18h30, no SBT!


Deixe o seu comentário