O Planeta TV

Pecado Capital: remake de Gloria Perez, inspirado na obra de Janete Clair, chega ao GloboPlay

A obra tem parceria repetida e homenagens à primeira versão.

por Redação, em 06/05/2024

Foto: Jorge Baumann/Globo

O remake de Pecado Capital, exibido em 1998, no horário das 6, chega ao Globoplay nesta segunda, 6, como parte do projeto Resgate. A trama de Gloria Perez, inspirada na obra de Janete Clair, traz como tema central a história do taxista José Carlos Moreno, o Carlão (Eduardo Moscovis), trabalhador honesto e de temperamento esquentado, que descobre em seu carro uma mala com dois milhões de reais, fruto de um assalto a banco.

O dinheiro causa grandes mudanças em sua vida. Ele se separa de seu grande amor, Lucinha (Carolina Ferraz), que se envolve com o milionário Salviano Lisboa (Francisco Cuoco). Carlão, então, se aproxima de Eunice (Cassia Kis), suspeita de envolvimento no roubo. Ela é a única que sabe a origem da repentina riqueza de Carlão e, ao invés de denunciá-lo, casa com ele.

Muitas homenagens

Uma homenagem à novela original, exibida em 1975, a releitura nos brindou com a presença de Francisco Cuoco, intérprete do Carlão na versão original, como Salviano, papel que tinha sido de Lima Duarte.

Lima não ficou de fora da homenagem e apareceu no último capítulo como o bandido que mata Carlão. Assim como Betty Faria, a eterna Lucinha da primeira versão, que fez uma cena como uma trocadora de ônibus que tem um breve diálogo com a Lucinha de Carolina Ferraz.

Já Mário Lago defendeu o mesmo papel: o advogado Dr. Amato.

A abertura nos presenteou, mais uma vez, com o hino "Pecado Capital", composto especialmente para a novela por Paulinho da Viola. Na releitura, a música tema foi interpretada pelo grupo Só Pra Contrariar.

Curiosidades

A novela repetiu a dobradinha Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz como casal, inspirada no sucesso de Nando e Milena, personagens dos atores em Por Amor.

Se a trama de 1975 retratava o Méier, a versão de 1998 teve como cenário as ruas de Marechal Hermes. Boa parte das gravações foram realizadas no bairro da zona oeste do Rio.

O metrô carioca serviu novamente como cenário para a cena da morte de Carlão. Enquanto na versão de 1975, a sequência foi gravada nas obras da estação Carioca; em 1998, a locação foi a estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana.

Autoria / Adaptação: Janete Clair / Gloria Perez | Direção: Wolf Maya, Maurício Farias, Fabrício Mamberti e Vicente Barcellos | Direção Geral: Maurício Farias | Direção de núcleo: Wolf Maya | Período de exibição: 05/10/1998 – 08/05/1999 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 185


Deixe o seu comentário