O Planeta TV

Programa Eliana do SBT conta a “História de Vida” do cantor Léo Santana

Léo recebe homenagem de amigos, parentes, da Ivete Sangalo e da esposa Lorena Improta.

por Redação, em 20/04/2024

Foto: Rogério Pallatta/SBT

programa Eliana deste domingo, 21 de abril, faz uma viagem no tempo e conta a “História de Vida” do cantor Léo Santana. Ele vai se divertir e se emocionar com uma linda homenagem. O público de casa vai saber muitas curiosidades do gigante baiano. Amigos, irmãs, a mãe, a esposa Lorena Improta, a filha Liz e até a cantora Ivete Sangalo demonstram amor e admiração a Léo Santana, que recebe o carinho no palco do programa.

Leandro Silva de Santana Improta nasceu em Salvador, no dia 22 de abril de 1988, mais conhecido pelo seu nome artístico, Léo Santana. Filho de Lourival e Marinalva Santana, nasceu e foi criado no bairro Boa Vista do Lobato, periferia da capital baiana, onde desde a adolescência sonhava em trabalhar como músico. Atualmente, o “Gigante” ou GG, como é apelidado, tem mais de 2 bilhões e 300 milhões de visualizações nas redes sociais. Ele já cantou com grandes nomes da música nacional e arrasta multidões por onde passa.

Infância dura

A equipe de reportagem da atração foi até o bairro de Boa Vista do Lobato, subúrbio onde Léo nasceu e cresceu. A região tem muitas histórias da vida do cantor. Antes de iniciar a carreira artística, ele trabalhou vendendo frango assado na praia e fazendo coquetéis em bares, porém não conseguia muito dinheiro. Depois de algum tempo trabalhando como auxiliar de cabeleireiro, com muito esforço montou sua própria barbearia e então passou a ajudar a custear as despesas da casa.

“Eu chegava a cobrar R$ 1,99 no corte e meu corte mais caro foi de R$18,00 reais [...]. Era tudo ao mesmo tempo, eu cortava o cabelo a domicilio, eu estava no supermercado com carrinho de mão, pegando compras dos clientes por qualquer trocado, ao mesmo tempo, eu estava na praia vendendo frango assado, era tudo ao mesmo tempo e ainda querendo ser músico”, alega Léo.

Carreira musical

Começou sua carreira com o nome artístico Léo Silva, e passou a tocar percussão na “Som Bahia”, o primeiro instrumento tocado pelo cantor foi um cavaquinho antigo dado por sua mãe, e depois começou no pandeiro em um grupo de samba de sua comunidade chamada “Simplicidade Maior”, porém, por querer seguir carreira como vocalista, decidiu sair do grupo. Sendo assim, montou a banda “Zairê”, que depois passou a se chamar “Garotos de Programa”. Passou pela banda “Pegadha de Guettho” e depois pela “Apert Play”. Em seguida, o Gigante foi convidado para fazer parte do grupo “Parangolé”.

Foto: Rogério Pallatta/SBT

Em 2009, Léo escreveu junto com Nenel, fundador do “Parangolé”, a música "Rebolation" para o Carnaval de 2010. A canção se tornou o hit do verão e com ela o grupo chegou a ter sucesso internacional, batendo recorde nas paradas de Angola e de Portugal. Com esse feito, Léo e a banda conseguiram entrar para o Guinness Book por ter a canção mais tocada no mundo todo em 2010.

Em dezembro de 2013, após cinco anos como vocalista, o cantor anunciou que, em março de 2014, ia deixar a banda “Parangolé” para seguir carreira solo.

Relação com o pai

Questionado como se enxerga como pai, o baiano afirma: “querendo ser pai de novo”. Liz, a filha do cantor, tem apenas 2 anos de idade; Eliana pergunta se agora ele entende a educação do pai Lourival no passado.

“Eu entendo e me corrijo o tempo todo em algumas atitudes dele comigo e minhas irmãs, e eu penso: ‘não, não quero ter essa atitude’, porque eu não gostava do meu pai perante a educação da gente, isso era uma visão minha naquele tempo. Ele tinha atitudes que eu não queria repetir, mas eu tenho um pouco de meu pai ainda, claro que tenho orgulho de ter as coisas que ele me ensinou, de caráter, de personalidade, de honestidade, de ser um cara íntegro”, afirma GG.

O pai de Léo desejava que ele tivesse um emprego, mas não apoiava a carreira musical, já que não considerava o canto como uma profissão. 

“Meu pai sempre foi um cara muito saudável e quando descobriu a diabete já estava avançada, e aos poucos começou a perder a visão, os movimentos das pernas e quando se viu já era um cadeirante e isso na cabeça dele era um turbilhão de coisas, um mix de sentimentos, só que para mim como filho, naquele momento, eu não conseguia entender, porque ele não queria me ver cantar e aí já envolve uma coisa que aprendi na terapia, eu perguntava o motivo do meu pai não me dar certas coisas, ele nunca me levou em jogo de futebol, ele nunca me levou para passear, ele sempre foi um cara muito amoroso, mas da forma dele. Minha mãe sempre foi aquela pessoa dada, ‘vem para cá’, ‘deita no meu colo’, carinho e beijo. Aí eu descobri na terapia que meu pai não teve isso, você não pode dar o que você não teve, meu pai não foi criado cheio de amores, cheio de mimos, então, automaticamente, não sei se era uma defesa, mas ele não conseguia - por mais que ele quisesse externar-, ter esses carinhos, esse amor pelos filhos, principalmente comigo [...] .Depois que eu comecei a ser reconhecido, ele reconheceu também e ele me pediu perdão, eu o perdoei, tivemos conflitos, mas a gente se abraçou, se entendeu. Eu levei meu pai em shows fora da cidade e ele se emocionou, porque ele não viveu uma boa parte do meu reconhecimento”, diz Léo.

Ivete Sangalo

Ivete dá um grande depoimento para o amigo, ela relembra história de viagens e o início do amor de Léo com a esposa Lorena Improta. Ivete rasga elogios do colega: “Eu faço questão de falar de Léo que é uma figura muito querida, um cara que posso contar, aliás, todas as vezes que chamei por Léo, ele estava ali, e o contrário também é totalmente verdadeiro”

Casamento e paternidade

Em fevereiro de 2017, Léo assumiu seu namoro com a dançarina e publicitária Lorena Improta, de quem ficou noivo após seis meses de namoro. O casal terminou algumas vezes, mas em junho de 2020, eles já estavam juntos novamente. Em fevereiro de 2021, casou-se em sua casa em Salvador, em uma cerimônia entre familiares próximos devido à pandemia de COVID-19. Logo depois, o casal anunciou que eles estavam à espera do primeiro bebê. Após o casamento, Léo e Lorena adotaram o sobrenome um do outro. A primeira filha, Liz, nasceu no Hospital Português da Bahia, em Salvador, no dia 26 de setembro de 2021.

Em um depoimento, a esposa relata como se conheceram e expõe o paizão que Léo Santana é: “O Léo como pai me surpreende a cada dia, é um pai amoroso, um pai que se preocupa, que quer sempre ver o melhor de Liz, que fica se questionando o motivo de viajar muito e, às vezes, ele se sente um pouco longe, distante dela, eu fico tentando acalmar o coração dele. Espero que esse ano venha mais um bebezinho para aumentar nossa família. Queria dizer que sou muito feliz ao seu lado, te amo demais, te admiro”

“Liz veio como uma bênção, porque foi em um período que eu tinha acabado de perder meu pai. Meu pai teve infarto fulminante em meio a pandemia, a Lore me deu a notícia que estava grávida logo alguns meses ou um aninho depois, eu não sei dizer se era depressão, mas eu estava em uma tristeza muito profunda, posso até dizer que vivi uma depressão, quem sabe, não queria ver ninguém e ela me presenteou com essa notícia”, declara o Gigante.

Novo projeto

O cantor Léo Santana lançou em janeiro deste ano seu mais novo projeto de samba e pagode chamado “PaGGodin“. Gravado no Rio de Janeiro, o projeto conta com participações especiais de Ferrugem, Thiaguinho, Xande de Pilares, Ludmilla e Renanzinho CBX. O álbum tem 15 faixas incluindo o hit “Zona de Perigo” e músicas inéditas, como “Mexer”, “Cola Comigo e Desce Gelo”, “Fim da Vida de Solteira”, “Baby Calma” e “Não Saí da Rota”.

Na canção “É Assim Que Tem Que Ser”, com Xande de Pilares, Léo comenta tudo por trás da letra da música: “É uma composição minha, eu fiz baseado na minha história de vida de uma forma um pouco resumida, de um preto, periférico, pagodeiro, que venceu na vida”.

Aniversário de 36 anos

Léo Santana completa 36 anos no dia 22 de abril. Ele já esteve presente em um momento muito especial na vida de Eliana, fazendo uma surpresa de aniversário totalmente inesperada em 2016. Como retribuição de carinho, o cantor recebe uma homenagem com um bolo por mais um ano de vida no palco do programa.

O programa Eliana vai ao ar todo domingo, a partir das 3h30min da tarde, no SBT


Deixe o seu comentário